TAYSAM

Login

Telemática traça perfil do motorista e ajuda seguradoras a customizar produtos

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Telemática 300x150A CEABS oferece às seguradoras soluções de telemática que permitem customizar seus produtos de acordo com o perfil de cada motorista e a forma com que ele dirige o veículo. Com a telemetria de seguros, a CEABS gera pontuações de risco personalizadas, que orientam as seguradoras no momento da precificação dos produtos, permitindo que elas ofereçam soluções sob medida para o cliente. Uma das maiores empresas de rastreamento de veículos e recuperação de bens do Brasil, a CEABS, do grupo Europ Assistance, é pioneira e líder em telemática de seguros.

As soluções da CEABS captam informações de dirigibilidade por meio de um smartphone e/ou rastreador e fazem a análise comportamental do motorista e sua exposição a situações de risco, como acelerações, curvas, freadas bruscas, excesso de velocidade e áreas e horários por onde trafegam, entre outros parâmetros. Na solução via smartphone, a coleta de informações e a análise comportamental são feitas por meio de um aplicativo baixado no celular que utiliza a localização do veículo para rastreá-lo.

Para precificar os prêmios, as seguradoras usam parâmetros de acordo com a faixa etária e sexo do proprietário, tempo de habilitação, local da residência ou de pernoite do veículo, franquia, histórico de ocorrências e maior ou menor uso do veículo. Mas, segundo Gustavo Müller, diretor de TI da CEABS, as soluções de telemática da empresa permitem que a seguradora conheça o padrão de comportamento de cada motorista, mesmo dentro desses parâmetros tradicionais.

“Dois jovens, com a mesma idade e experiência, que possuem a mesma marca e ano de carro, moram na mesma rua e têm o mesmo tempo de direção, podem ter comportamento ao volante totalmente diferente. Um pode ser mais responsável, dirigir com mais cautela, não beber antes de pegar o carro, circular somente durante o dia, ao contrário do outro que dirige de forma agressiva e irresponsável e se expõe mais a risco. Se o valor do seguro for o mesmo, o bom motorista está pagando pelo mau”, explica Gustavo Müller.

Segundo Gustavo Müller, em outros países, essas soluções proporcionam descontos de 15% a 30% nas apólices de seguros. No Brasil, a telemática de seguros está em fase crescimento e o mercado deve evoluir muito nos próximos anos.

Sobre a CEABS
Fundada em 2011, a CEABS Serviços é uma empresa do grupo Europ Assistance, especializada em monitoramento, rastreamento e recuperação de bens. Com foco em excelência de atendimento e inovação tecnológica, é uma das três maiores empresas de telemática e recuperação do Brasil, com mais de 308 mil objetos rastreados. Situada em Curitiba-PR, em uma sede de 3.000 metros quadrados, tem infraestrutura operacional com mais de 150 posições de atendimento simultâneas e equipe de 800 instaladores e recuperadores em todo Brasil, garantindo a capacidade de realizar mais de 45 mil serviços por mês.

Sobre a Europ Assistance Brasil

A Europ Assistance Brasil é uma empresa do Grupo Europ Assistance, pioneira em assistência 24 horas e líder mundial no segmento, com mais de 50 anos de experiência. Estabelecida no País desde 1996, atua no mercado com foco em cinco linhas de negócios: automóveis, viagens, saúde, residencial e concierge. Mensalmente atende 500 mil chamadas e conta com uma rede de 13.500 prestadores de serviços. Em 2013, adquiriu 100% da CEABS, empresa de rastreamento, monitoramento e telemática.


 Fonte: Revista Cobertura em 10/10/2018

Pin It

Logo TAYSAM Web Design 147x29

Selo Google1